Coordenador : Letícia Barros Palma da Rosa
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389710.2199.194924.24022023
Departamento/Setor: RIR
Área Temática : Trabalho
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo é composto por assistentes sociais supervisoras/es de campo do curso de Serviço Social da UFF Rio das Ostras. As vagas não preenchidas por supervisoras/es - que possuem prioridade - poderão ser ocupadas por assistentes sociais da região que não oferecem supervisão.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense - Campus Rio das Ostras (incluindo atividades remotas)
Objetivo
Objetivo Geral: Possibilitar a formação continuada a assistentes sociais da região da UFF de Rio das Ostras – especialmente aquelas/es profissionais que são supervisoras/es de estágio – considerando as particularidades do período pandêmico vivenciado. Objetivos Específicos: - Discutir a atual conjuntura política, econômica e social e seus rebatimentos para o serviço social; - Debater o trabalho profissional na contemporaneidade considerando os impactos da pandemia de Covid-19; - Debater sobre as políticas de seguridade social, considerando os impactos da pandemia de Covid-19.
Resumo
O projeto de formação continuada para assistentes sociais supervisoras/es de campo é uma ação extensionista que tem como objetivo atender a demandas de profissionais por capacitações e atualizações. Concretiza-se enquanto ação que materializa o compromisso ético com a constante atualização profissional e, no atual contexto, ganha novos contornos considerando o acúmulo adquirido ao longo de edições já finalizadas, além de incorporar novas iniciativas desenvolvidas no contexto particular da pandemia, em que as profissões são impactadas de diferentes maneiras e reforça-se a necessidade de acessar novos conhecimentos e tecnologias. Dessa forma, para além da realização do curso em si, a iniciativa também promoverá eventos e realizará a divulgação dos conteúdos produzidos nas mídias sociais do curso de Serviço Social da UFF/Rio das Ostras. Em uma conjuntura em que novas demandas e requisições são colocadas às/aos assistentes sociais, assim como são elaboradas novas resoluções e respostas profissionais, a iniciativa de formação continuada se reitera enquanto espaço para debate e atualização profissional.